terça-feira, 17 de novembro de 2009

ESDI - Introdução

Criada em 1962, num momento de crescimento do capitalismo e da industrialização no Brasil. A ESDI foi a primeira escola de desenho industrial de nível superior em toda América Latina.

Desde sua implementação, a ESDI oferece curso design integrado, com habilitação dupla obrigatória em design gráfico (comunicação visual) e design de produto (projeto de produto).

Teve como seu primeiro diretor Maurício Roberto e vários nomes importantes do mercado mundial de designer passaram pela ESDI, como Alexandre Wollner.

Em 1975 foi integrada a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Hoje ela oferece o curso de graduação em desenho industrial e mestrado em Design, além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Seu ingresso é feito anualmente através de vestibular.

O Design é a área do conhecimento que trata do planejamento, da programação e do projeto de objetos. A ESDI foca seus ensinamentos na ergonomia do produto.

É encontrada em suas instalações: biblioteca especializada; oficinas que trabalham com madeira, metal, vidro, entre outros; prototipagem rápida; gráfica; laboratórios de fotografia e informática; e salas de aula e de pesquisa.





Pessoas envolvidas com características profissionais das duas escolas, BAUHAUS e HfG-Ulm, fizeram parte da criação da ESDI.


Antes da criação da ESDI foi construído no Museu de Arte Moderna do Estado do Rio de Janeiro o bloco-escola, local designado para cursos precursores à ESDI. O MAM foi cogitado a sediar a escola de desenho industrial, mais tarde foi descartada a idéia de um convênio entre o estado e o autônomo museu.






No dia 25 de Dezembro de 1962 sai o decreto 1443, tornando oficial a ESDI.

Professores importantes: Alexandre Wollner, Gui Bonsiepe, Tomás Maldonado, Karl Heinz Bergmiler,

Aloísio Magalhães




Alunos importantes : Gilberto Strunck, Ana Luisa Escorel, Nelson Mota, Fábio Lopes – Criador do polêmico jogo “WAR IN RIO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário