terça-feira, 17 de novembro de 2009

A escola


No governo de J.K., Brasília passou a ser a capital do País e o RJ se tornou o Estado da Guanabara e ter como seu primeiro governador Carlos Lacerda. Quem nomeou como secretário de educação Flexa Ribeiro, este criou um grupo de trabalho, visando o crescimento da industrialização no país, e a necessidade de capacitar pessoas.
A princípio, este grupo de trabalho foi composto por Wladimir Alves de Souza – diretor da Faculdade Nacional de Arquitetura. Maurício Roberto, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil e Lamartine Oberg, diretor do Instituto de Belas artes do Estado da Guanabara.
O MAM foi o primeiro lugar a ser pensado já que Tomás Maldonado e Otl Aicher havia implantado ao museu um bloco-escola visando o impacto industrial. Aloísio Magalhães e Alexandre Wollner também fizeram parte do projeto, com cursos sobre gráfica experimental.
Em fevereiro de 1961, Lamartine Oberg encaminhou um relatório ao secretário Flexa Ribeiro, de uma pesquisa feita pelo mesmo com o apoio da Divisão Cultural do Ministério das Relações Exteriores que apresentava um levantamento sobre o ensino de desenho industrial no exterior. Oberg fez várias críticas à Maldonado, usando o nome de Max Bill, que teria lecionado na HFG-Ulm para o brasileiro Alexandre Wollner e Karl Heinz Bergmiller, o segundo casou-se com Zulema Rida.
A idéia de fazer a escola no MAM decaiu, não seria viável a um museu autônomo, ser vinculado ao Estado. Outro lugar também pensado a criar uma escola foi o IBA-Instituto de Belas Artes, pelo próprio Oberg.
Segundo depoimento de Flávio de Aquino feito em 1984, na sua aula de despedida da ESDI, ele e Simeão Leal que fazia parte da comissão de estruturação da escola, passaram em frente ao terreno da Evaristo da Veiga onde Simeão exclamou:”O local é este!” O pedido pelo local foi feito através de um memorando ao então vice-governador Rafael de Almeida Magalhães.
Três foram os problemas do projeto até a criação da ESDI: os problemas didáticos e curriculares, o espaço físico e a institucionalização do curso.
Depois de tantas divergências e opiniões contraditórias, em 25 de dezembro de 1962, pelo decreto 1443, a ESDI se torna oficial. Em 17 de junho de 1963, o decreto N nº3 dispunha quanto à sua organização. Foi a primeira escola de nível superior na América Latina focada ao Desenho Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário